
Um lugar chamado inconsciente
O incosciente é o lugar que comanda a maioria de nossas atitudes. Somos movidos por esse inconsciente, e é lá que ficam guardados os recalques, traumas e instintos que vão aparecendo no dia a dia em forma de atitudes, que muitas vezes não entendemos.
Em nossa caminhada deparamo-nos com conflitos, e repetições de fracassos tanto profissional como pessoal, sem explicações que possam justificar tais acontecimentos, às vezes culpamos o destino e a falta de sorte.
Assim é a nossa mente. Temos problemas com relacionamentos, dificuldades em conquistar emprego, problemas financeiros, e assim por diante. O que está por trás desses acontecimentos? O sintoma.
Um sintoma sempre diz algo, a febre, por exemplo, mostra que há algo errado no nosso organismo. Somente tomar o remédio de nada adiantará, é preciso descobrir o que está por trás daquela febre.
A análise é uma oportunidade para descobrir porque se passa por tal incômodo e irá proporcionar uma viagem interna e autoconhecimento.
O tratamento psicanalítico nunca foi tão necessário como hoje, fato esse comprovado com o grande número de farmácias crescentes, como se fossem hipermercados, onde se encontram muitas variedades de medicamentos como pílulas ilícitas e diversos remédios até para trazerem felicidade. E cada vez mais as pessoas aderem ao uso destes medicamentos, por isso cada vez mais as doenças vão surgindo.
Na Psicanálise, por meio da fala do paciente, em dizer o que vem à mente e a técnica da associação livre, o inconsciente vai se mostrando pouco a pouco.
Este mergulho, proporciona ao paciente descobrir as razões de um determinado comportamento, permitindo, desta maneira, ressignificar a sua história e se apropriar da sua vida.
Acessar esse lugar chamado "inconsciente" é buscar os recursos necessários para o equilíbrio e harmonia, lá se pode encontrar as respostas para o alívio dos conflitos.
Maria Neves